Performance Tuning

191
Performance Tuning

Nenhuma empresa quer perder dinheiro, por isso, existe a Performance Tuning de Custo, que é uma ferramenta que busca otimizar processos, reduzindo custos e prejuízos.

A ferramenta é voltada, basicamente, para a análise de desempenho e ajustes de processos com o objetivo de tornar procedimentos mais rápidos e que os mesmos possam consumir menos recursos de hardware como memória ou armazenamento.

No entanto, muitas vezes, o que é preciso fazer é a Performance Tuning de Custos. Por exemplo, uma empresa pode estar com servidores desnecessários gerando, por tanto, custos que poderiam ser evitados.

Vantagens

A Harpo, empresa especializada em prover soluções de gestão e inteligência no tratamento da tecnologia de dados, trabalha com Performance Tuning de custo, analisando a estruturação das nuvens contratadas por seus clientes. Dessa maneira, pode ser realizada, até mesmo, uma reestruturação da nuvem para que o cliente possa continuar fazendo o mesmo trabalho, mas gastando bem menos.

A Performance Tuning de Custo oferecida pela Harpo também propõe a aplicação de mudanças nos ambientes corporativos de seus clientes, proporcionando a otimização de desempenho e consequente redução de custos. Dessa maneira, a Performance Tuning de Custos pode envolver toda reestruturação de arquitetura e servidores, por exemplo, pode-se trocar um servidor grande por diversos menores, ou mesmo o contrário, trocar vários servidores pequenos por um grande. Tudo depende da necessidade e realidade de cada caso.  É preciso um trabalho minucioso de análise do cada cada cliente precisa. Por exemplo, você pode aumentar a capacidade do seu servidor, porém, observar, posteriormente, que o problema estava no tipo de armazenamento. Por isso, é importante ter um trabalho técnico de diagnóstico.

Além disso, outra vantagem é quando a necessidade é sazonal. Por exemplo, o sistema pode ficar lento apenas em dias de conferência de estoque ou de pagamento. Assim, não é necessário aumentar toda a capacidade de processamento, mas sim aumentar apenas nesses dias específicos. Também é importante destacar que esses aumentos pontuais são possíveis apenas em nuvem, em servidores físicos não.

Mas então, Performance Tuning ou Tuning de custo? Qual é melhor?

As duas. Mais uma vez, o que importa é cada caso. Por exemplo, quando o sistema está lento, provavelmente, o mais interessante será a performance Tuning. Já o Tuning de Custo pode ser feito a qualquer momento. Para ter esse diagnóstico é importante contar com uma empresa especializada, como a Harpo.

54321
(0 voto. Média 0 de 5)