Importância da Gestão de Projetos em TI

186
Importância da Gestão de Projetos em TI

Gestão é importante para planejar e organizar objetivos e alcançar destaque competitivo

A gestão de projetos é essencial para qualquer boa gestão e no âmbito da Tecnologia da Informação não é diferente. Quando falamos em Gestão de projetos de TI, estamos falando sobre o processo de planejar, organizar e delinear a responsabilidade para a realização de objetivos específicos. E é por meio dessa gestão de projetos que é possível implementar os objetivos de uma estratégia organizacional e, assim, alcançar o destaque competitivo.

Também vale destacar que a área da Tecnologia da Informação é muito volátil, já que ela evolui constantemente. Por isso, a gestão de projetos é importante para se adequar à essas mudanças e que essa gestão seja feita mais de perto. Também é possível direcionar o esforço para onde é preciso, além da gestão de tempo e definição de escopo, por exemplo, garantindo que as atividades sejam feitas corretamente e no prazo estabelecido.

Boa gestão

Kesley Renan Alves, Coordenador de Atendimento e Suporte na Harpo, aponta que uma das funções da gestão de projetos é entender a necessidade do cliente e direcionar os esforços para o quê vai gerar valor para o cliente.

Para aplicar essas métricas, é muito importante que um gerente de projetos faça essa análise, pois ele irá ter uma visão maior do que é necessário, destaca.

Além disso, é preciso criar uma cultura de gestão de projetos dentro de uma organização.  É preciso flexibilizar e adequar as necessidades de uma empresa. Uma empresa pequena, por exemplo, deve adequar a gerência de projetos e não tentar fazer da mesma forma que uma multinacional.  “A gestão de projetos é como uma caixa de ferramentas. De acordo com as necessidades, você irá ‘pegar’ as ferramentas necessárias”, explica.

Otimização e centralização

A gestão de projetos deve ser uma cultura implantada em uma organização. Outro de seus benefícios é a possibilidade de criação de métricas. Quando métricas reais – alcançáveis – são criadas é possível medir onde uma organização está e onde ela deseja chegar. Além disso, a gestão de projetos é importante para gerir mão de obra e atividades que devem ser feitas. Muitas vezes as demandas que chegam são maiores do que a capacidade de executá-las, então, é o momento de aumentar o quadro de funcionários. 

Também, a gestão de projetos é importante para organizar e centralizar atendimentos e, assim, melhorar inclusive o relacionamento com os clientes. Na Harpo, aplicamos a metodologia da gestão de projetos internamente e em nossos serviços.

54321
(1 voto. Média 5 de 5)