Habilidades Indispensáveis para um Profissional de TI

197
Habilidades Indispensáveis para um Profissional de TI

A tecnologia da informação é um segmento da área de exatas que está diretamente ligada à  produtividade que uma empresa pode ter, sendo, então, uma função estratégica. É o profissional de T.I. quem pode cuidar da segurança da informação, ser responsável pela programação, redes, análise de sistemas e suporte técnico. Na prática, para trabalhar no segmento de tecnologia, o principal requisito é uma graduação na área, no entanto diversos outros pontos são de grande importância. Confira!

Aprimoramento

Fundamental para qualquer profissão, uma boa qualificação se faz muito necessária para um T.I. Porém, não é recomendado parar de se aprimorar no diploma universitário: buscar se aprofundar com cursos, pós-graduações e constantes atualizações é essencial. “A formação acadêmica hoje em dia não é mais um diferencial. Na área de T.I., especialmente, podemos considerar a graduação apenas o básico. As certificações também já viraram comodities, fazendo com que o profissional tenha que buscar outras aptidões”, explica Rodrigo Maia, consultor de negócios da HARPO, empresa de inteligência e tecnologia de dados.

Gestão de tempo

Assim como em qualquer outra carreira, fazer uma boa gestão do tempo, visando otimizar o rendimento é um passo fundamental para se atingir uma alta performance como um profissional da área da tecnologia da informação.  Um hábito que se adotado pode fazer toda a diferença quanto a isso é a de organizar a rotina, elencando previamente o que deve ser feito.

Comunicação e didática

Já é esperado que o responsável por esse setor consiga diagnosticar e resolver os problemas que aparecem. Também faz parte da rotina explicar para o restante da equipe como proceder de acordo com a situação. “Precisa ter facilidade de oratória e de diálogo, habilidade para transcrever o que está acontecendo na empresa para que a pessoa tomadora de decisões, que muitas vezes pode não ser o profissional de T.I., possa entender”, explica Rodrigo Maia.

Nessas ocasiões, é fundamental que o uso de termos técnicos seja deixado de lado, buscando a melhor linguagem possível para que o restante da equipe compreenda o que se passa e entenda a situação. Isso demanda uma boa comunicação, domínio do idioma, persuasão e paciência para lidar com diferentes noções de um assunto que um especialista entende.

Sobre a HARPO

A Harpo apresenta novos conceitos no desenvolvimento de soluções para melhoria da performance e segurança de dados de empresas de pequeno, médio e grande porte. Tendo como enfoque o atendimento das necessidades de clientes e parceiros, conta com uma equipe especializada, comprometida em gerar performance e qualidade nas soluções ofertadas.

54321
(1 voto. Média 4 de 5)
Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *