8 cuidados essenciais para segurança de dados de sua empresa

173
8 cuidados essenciais para segurança de dados de sua empresa

Já diz o famoso ditado: “é melhor prevenir que remediar”. Quando se trata de segurança de dados em T.I., essa é uma máxima que deve ser considerada como primordial. Perder dados pode significar perder dinheiro e credibilidade, por isso, é importante ter um plano para reduzir os riscos. Além disso, corrigir problemas é mais difícil que os prevenir.

A chamada mitigação de riscos é uma política para identificar, eliminar e reduzir o impacto que uma falha pode causar. Ela irá auxiliar o setor a enfrentar todos os problemas que um vazamento de dados pode causar e, ainda mais importante, irá evitar que aconteça. A mitigação de riscos é uma política abrangente, que deve ser capaz de identificar riscos operacionais e de segurança da informação. Com ela pode-se avaliar a melhor forma de reduzir o prejuízo de tais ocorrências, além de já preparar a empresa para agir rapidamente em situações de crise.

Diante de tal importância, listamos 8 cuidados essenciais que você deve ter para que os dados de sua empresa estejam em segurança:

1. Backup

O sistema de backup consiste em um procedimento que, diariamente ou em datas específicas, cria cópias de segurança de um dispositivo de armazenamento a outro, para que possam ser restaurados em caso da perda dos dados originais. É importante lembrar que o Backup seguro precisa ser feito fora da estrutura do cliente, como em uma filial ou na Nuvem.

2.  Licenciamentos

Licenciamento de software é uma permissão para o uso de determinado software. Essa autorização de uso se dá através da compra/aquisição para a utilização. Não possuir o devido licenciamento pode acarretar multas, além disso, instalar softwares piratas pode deixar seus dados vulneráveis a vírus.

3. Atualização de softwares

A atualização de softwares é essencial para manter seguros os seus dados. Se seu software não está atualizado, você pode perder até mesmo o suporte técnico necessário.

4. Antivírus

Utilizar antivírus é essencial para a proteção do servidor e dos computadores dos usuários. Por isso, deve-se mantê-los atualizados e ter o antivírus que atenda às necessidades de sua empresa.

5. Firewall

Conjunto de regras ou instruções que analisa o tráfego de rede para determinar quais operações de transmissão ou recepção de dados podem ser executadas. Essa é uma solução vital de segurança baseada em hardware ou software.

6. Redundância

É a duplicidade da infraestrutura. Se uma falhar, você poderá recorrer à outra.

7. Auditorias

Percorrer todos os 6 passos anteriores é importante, mas é necessário ter a certeza que eles estão em pleno funcionamento. A auditoria irá verificar se todos os cuidados estão em perfeito funcionamento, através de testes.

8. Plano de riscos

Na Harpo, o serviço para prevenção de incidentes é um trabalho personalizado e pontual, onde são usadas soluções específicas da Harpo, por exemplo, o Harpo Backup Professional, o Harpo Total Care e ainda soluções dos parceiros representados pela Harpo. Esse serviço aborda toda a análise de risco (360º) do ambiente e desenvolve um plano de melhoria contínua. Além disso, também faz a monitoria e gestão de todos os recursos tecnológicos da empresa e oferece a atuação de especialistas sob demanda.

54321
(1 voto. Média 5 de 5)